Apresentações artísticas não estão proibidas na Av. Paulista, dizem PMs

Hoje voltando para casa pela Av. Paulista, próximo ao shopping Center 3, me lembro do caso do rapaz que costumava tocar guitarra próximo à Rua Augusta, nessa mesma avenida, e foi preso recentemente. Decido perguntar para dois policiais militares se manifestações artísticas estão proibidas. Eles me disseram que não, que fazer apresentações artísticas e ganhar dinheiro com isso não está proibido. O que é proibido é a comercialização de sua arte, exceto no caso do artista ter legalizado sua atividade comercial junto à prefeitura.

Outra coisa que os dois policiais disseram ser proibido é o uso de amplificadores, exceto, novamente, com premissão da prefeitura. No caso do rapaz preso, como ele tocava guitarra, imagino que estava usando amplificador. Não sei ainda o que houve, portanto é necessário um relato dos que estavam próximos quando ocorreu a prisão, para confrontar com o boletim de ocorrência (temos acesso?). Os policiais cogitaram que pode ter ocorrido algum desacato, mas ficou tudo no campo da hipótese.

Amanhã haverá uma manifestação na Av. Paulista pelo direito da manifestação artística. Gostaria de saber se alguém mais perguntou para os policiais o que está e o que não está proibido.

Nesse post preferi apenas relatar o que os policiais com quem conversei responderam às minhas perguntas, sem entrar nos vários detalhes envolvidos no caso, como a comercialização de sua própria arte, uso de amplificadores etc..



Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s