Chinês, grego, persa ou alguma outra língua?

(Publicado originalmente 19 de março de 2008 em http://stoa.usp.br/tom/weblog/18708.html Nota: Há poucos meses optei por aprender árabe, mas isso merece um post explicativo, que farei em breve)

Estou cogitando aprender alguma língua por diversão e, sem pesquisar muito, essas línguas do título do post são algumas que já tinha em mente há um bom tempo, por motivações diversas não muito bem definidas ainda. Quero alguma língua com um alfabeto diferente do latino.

Se for levar em conta o número de nativos que falam a língua, certamente chinês ser a primeira na minha lista. Para ler algo original dos gregos, que ainda quero ler muito, como disse num post antigo, acredito a melhor opo ser o grego mesmo (apesar que pretendo estudá-los lendo mais as traduações para o inglês, pois desconfio que ser mais provável achar algo melhor do que em português, além de ter mais livros e textos disponíveis gratuitamente na Internet em inglês). Uma terceira opção é o persa, mais por causa de uma amiga que tenho no Irã, que conheci pela Internet. Também porque ouvi algumas músicas iranianas que me pareceram legais. Ou seja, minhas motivações ainda estão pouco definidas.

Fui pesquisar agora pouco sobre outros alfabetos, para analisar outras possibilidades, e a Wikipedia tem um artigo interessante, que acabou me deixando com mais dúvidas, History of the alphabet. Talvez vou acabar escolhendo alguma língua oriental, vamos ver. A escolha do grego talvez seria muito ocidentocêntica. :-P Sobre o chinês, desconfio que poderão sugir cada vez mais e mais trabalhos interessantes produzidos na China e disponíveis na Internet, como já podemos ver através da lista de universidade chinesas no OpenCourseWare Consortium. Também tenho motivações toscas para escolher o chinês. Apesar de não parecer, tenho tataravós chineses (junto com toda a misturada européia) e a comida que mais gosto é a chinesa (pelo menos a ocidentalizada :-).

Se algum estuda alguma língua com algum alfabeto diferente do que estamos acostumados, gostaria de saber qual sua principal motivação. Quem sabe não acabo descobrindo algo legal que eu ainda no sei sobre essas outras línguas? :-)

Duas páginas boas com cursos gratuitos de várias lnguas: Free Online Language Courses e FSI Language Courses. Pesquisando na Internet deve existir muito mais.


4 Comentários on “Chinês, grego, persa ou alguma outra língua?”

  1. joão disse:

    estudo persa, por ser mais facil do que o arabe e ter o mesmo alfabeto bonito, rs. mas pretendo ainda estudar arabe. o que definitivamente me interessa no persa eh, alem de ser falado por uns 100 milhoes de pessoas, a literatura prestigiadissima, principalmente do Sadi, Rumi e Hafez.
    Chinês tb pretendo estudar, pra ler Li Bai, Confucio e Tao no original!
    E grego antigo ja estudei tambem, tem uma literatura sensacional que se pode ler com ela, e não tem nada de “ocidental” nisso(a não ser que se considere ocidental a região que vai do paquistão ao marrocos) Esse negocio de grego ser europeu ocidental eh invenção do sec XIX, na verdade a literatura grega chegou muito antes no Egito ou na Persia do que no norte da europa (todos os poetas persas que mencionei conheciam muito bem literatura grega, e são muito influenciados por ela)
    Ficou faltando o sânscrito nas linguas que você mencionou ai.

  2. Nicholas Kemp disse:

    I would love to learn Spanish one day.

  3. Rodrigo disse:

    tenho saudades da época que estudei russo. A língua é muito legal, parecida com portugues (exceto pelas declinações)

  4. Jeff disse:

    Ola, eu ja estudei vários idiomas, inclusive os que você mencionou. Tenho notado que o interesse em linguas por parte do povo Brasileiro (em especial) tem crescido muito nos ultimos anos, e ao conversar com alguns amigos no “LIVEMOCHA” (site para estudo de idiomas), notei que é difícil para nosso povo estudar idiomas menos conhecidos justamente pela falta de material em Portugues! Por esse motivo decidi criar a página “Verbum populi”, onde dou a chance das pessoas escolherem o idioma que querem estudar e eu publico a uma pagina no idioma mais votado, caso alguem me envie um e-mail ou deixe um comentario eu publico a página referente a um assunto em específico como, conjugação verbal, pronomes, etc. Não cobro nada, pois tenho prazer em aprender, discutir e ensinar idiomas. Caso tenha alguma pergunta sobre lingüística ou línguas de uma forma geral, sinta-se à vontade para acessar minha pagina e votar em algum idioma ou me mandar uma mensagem. Além de já ter estudado línguas por mais tempo do que meu ego me permite dizer, tenho MUITO material em dezenas de línguas e estudo em uma universidade que dá muita enfase ao estudo de idiomas, por isso dificilmente haverá perguntas que não saberei responder ou ter acesso à resposta.

    Continue com sua determinação em estudar idiomas, como uma grande amiga minha disse uma vez: “Adquirir conhecimentos é oxigenar nossa alma.”

    Até mais!

    PS.: Para acessar a votação use o site verbumpopuli.blogspot.com e só para Persa, acesse zendegiamast.blogspot.com.


Deixe uma resposta

