Jamendo: ouvir músicas gratuitas com licenças Creative Commons

(Publicado originalmente dia 3 de setembro de 2008 em http://stoa.usp.br/tom/weblog/31328.html)

Apesar de suas existência há mais de 3 anos, fiquei sabendo sobre a existência do Jamendo apenas recentemente, durante a apresentação do Sérgio Amadeu, nos recentes debates sobre direitos autorais e acesso à cultura, na USP Leste.

Jamendo é um site que oferece aos artistas a possibilidade de distribuir suas obras sob licenças do tipo Creative Commons ou Art Libre. O que isso significa? Significa que o uso dessas obras, tanto para ouvir, quanto para produção de obras derivadas, égratuita! Além de ouvir diretamente no site, você pode baixar diretamente as músicas de seus mais de 11 mil álbuns, nos formatos MP3, que todo mundo está familiarizado, ou Ogg. Os álbuns também podem ser baixados via BitTorrent. Segundo Miguel Caetano, há pouco mais de um ano e meio atrás era um pouco mais de 2000 álbuns. O crescimento foi impressionante.

Os artistas podem receber doações e dividirão o lucro dos donos do site com os anúncios. Certamente vou doar futuramenet para as bandas/artistas que mais gostar. Será que teremos alguma produção por alguma gravadora de algum álbum no Jamendo? Seria uma experiência interessante. Um videozinho bem bacana explicando sobre a licença Creative Commons para quem nunca ouviu falar:

É incrível como um sistema desses permitirá conhecermos outros artistas e outras culturas, que, se dependêssemos do sistema tradicional de produção musical, nunca chegaríamos a conhecer! Como estou lendo Free Culture, de Lawrence Lessig (está sob licença Creative Commons, portanto pude converter em LRF para ler no meu leitor de ebooks), a notícia sobre esse site foi fantástica. Me impressiona como os verdadeiros criadores, não só de música, como também de livros, filmes, trabalhos científicos e outras obras, ficam a mercê de empresas cujo objetivo é apenas enriquecer, custe o que custar. Agora com uma produção e distribuição cada vez mais fáceis para os criadores, devido aos avanços tecnológicos recentes, vamos ver para onde as coisas vão caminhar.

Alguns álbunsartistas que gostei nesses poucos dias que estou vasculhando o Jamendo:



Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s