Colaboração entre TV Cultura e voluntários da Wikimedia através de entrevistas do Roda Viva

(Publicado originalmente dia 30 de março de 2009 em http://stoa.usp.br/tom/weblog/46354.html)

A jornalista Lia Rangel, da TV Cultura, fez uma proposta para tentarmos uma colaboração entre voluntários dos projetos da Fundação Wikimedia e a emissora. Veja a idéia inicial e participe das discussões, dando sugestões ou levantando dúvidas, para podermos melhorar o processo de colaboração.

Como estou ajudando na criação de um capítulo da Wikimedia no Brasil, além de entusiasta de muitos projetos que envolvem uma Cultura Livre, nessa segunda-feira vou participar da entrevista com o vice-presidente José Alencar. Também ajudei a criar uma página colaborativa relacionada a cidadania e política, a do Adote um Vereador, que segue essa Carta de Princípios da Wikimedia Brasil.

Esse post é para divulgar como você pode ajudar ativamente com o projeto, além de pedir sugestões, caso tenha. A entrevista será gravada amanhã às 18h30 e você pode começar a acompanhar a página abaixo a partir das 17h30 (será transmitido na TV Cultura no mesmo dia às 22h10):

Estarei lá comentando sobre a entrevista através do meu Twitter (@everton137) e do identi.ca (@everton137), da mesma forma que fiz na entrevista com professor Miguel Nicolelis (link removido do Stoa – em breve crio novamente o post). Também tentarei estimular sua contribuição nos projetos da Wikimedia através de alguns desses comentários.

Primeira, criei agora pouco uma página no Wikiquote para José Alencar. Qualquer um que estiver acompanhando a entrevista e achar que tem algo interessante para acrescentar nessa página, poderá fazer. Assim como poderá melhorar a página sobre o vice-presidente na Wikipédia, se necessário e caso seja possível agregar algum valor ao verbete enciclopédico, claro.

Eu gostaria de ver uma notícia escrita colaborativamente no Wikinotícias (veja algumas buscas por José Alencar), mas não sei muito bem como poderiam sr feitas a partir das entrevistas do Roda Viva. Fica a sugestão, alguém pode tentar.

Os voluntários dos projetos da Wikimedia que forem ao programa como comunicadores via Twitter, poderão ajudar, além das coisas que mencionei, enviando fotos dos entrevistados na Wikimedia Commons, que usa licenças em harmonia com uma cultura livre.

Se a inciativa der certo, vai ser bastante positiva uma maior colaboração entre a emissora e diversos voluntários envolvidos com projetos que visem uma cultura livre, pois a quantidade de conteúdo original gerado com licenças livres, em diversas mídias, será um valor muito grande para nossa sociedade, principalmente quando tivermos entrevistas com pessoas interessantes, o que ocorre com frequência no Roda Viva.



Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s