As crianças de Realengo e as crianças abandonadas do Brasil

Há um bom tempo quero escrever sobre algo que me incomoda muito, o número de crianças que vejo abandonadas e nossa (minha também) omissão diante dessa situação. Vou ser breve agora sobre um ponto que me chamou atenção por causa da barbárie que ocorreu no Rio de Janeiro.

Nas regiões que ando com mais frequência no meu dia-a-dia, centro e zona oeste da cidade de São Paulo, vejo crianças dormindo nas ruas, trabalhando nas ruas – muitas forçadas pelos pais -, trabalhando nos semáforos, prostituindo-se, usando drogas pesadas. Sem falar nas crianças abandonadas nas chamadas escolas, essas também abandonadas pela sociedade.

Para termos uma idéia da inversão de valores da administração pública e dos representantes do povo da cidade em que vivo, um exemplo que vi, na última semana, durante a apresentação de um balanço do plano de metas da cidade depois de dois anos (veja página 7 aqui). Ainda temos 100 mil crianças que não tem acesso à creche, de uma demanda de 230 mil. Estamos atrasados para atingir essa meta. Segundo Mauricio Faria, que apresentou o balanço, houve uma parceria da cidade de São Paulo com o estado de São Paulo, no valor de R$ 60 milhões, para a construção de mais creches. Em contraposição, foram gastos R$ 2 bilhões na ampliação das marginais. É 33 vezes o valor para a construção das creches! Ora, se estão faltando vagas para as crianças, o que é mais importante? (Não quero dizer que o problema do transporte deve ser esquecido, nem pretendo levantar nada agora sobre os métodos adotados para atacar esse problema.)

Diante desse quadro de abandono das crianças – milhares, talvez milhões, se levarmos em conta as chamadas escolas! -, pelo menos na cidade que vivo – ainda pretendo fazer um relato mais detalhado -, o que não deve ser muito diferente no resto do país, alguém me explica por que tanto falam, só agora, do futuro que poderiam ter as 12 crianças assassinadas no Rio de Janeiro? Ou sobre a tentativa alucinada de achar um culpado (o maluco já está morto) para essa tragédia?

Sobre o jornalismo marrom, não é necessário explicação. É de se esperar o uso de tragédias apenas para vender jornal. O que não consigo entender é esse momentâneo surto de preocupação com o futuro das crianças, sendo que todo dia pouco ouço sobre as crianças abandonadas do Brasil. Para essa situação, sim, deveríamos refletir sobre os culpados: todos nós.

4 Comentários on “As crianças de Realengo e as crianças abandonadas do Brasil”

  1. caroline disse:

    eu acho que vc deve continuar se expressando do jeito q pensa pois isso vale a pena!eu sou uma estudante de 19 anos e acho isso os outros e q se fodam

  2. Willian David disse:

    Após o episódio de Realengo, fiquei mui comovido com a situação de hj a respeito de nossas gerações futuras. É inacreditavel q o governo não se dê conta de que estas mesmas crianças q são esquecidas nas ruas, praças e esquinas de todas as cidades brasileira, poderiam ser futuros, governantes, professores,bancarios e etc. também fico indignado de que muitas outras pessoas não se importam e não se dão conta de que é do futuro dos filhos deles que estamos discutimos.
    Por isso que insisto meu amigo continue a escrever e se possivel procure discutir sobre este assunto com outras pessoas de seu convivio, pois somente assim conseguiremos mudar a história de nossa nação, pois é um abssurdo de que são mais de 8 milhões de crianças são dadas como desaparecidas e ninguém se importa com o número crescente de crianças desaparecidas no Brasil.
    Então meu caro, desejo bao sorte para todos nós em nesta luta para mudarmos a história de nossa nação…
    Abraços fraternos de seu mais novo amigo e companheiro

    Willian David

  3. Maricléri disse:

    Eu concordo plenamente com tudo o que colocou neste abúncio, é uma vergonha, tantos recursos no brasil, tanta riqueza que temos, e esta situação, sem dúvida nenhuma é vergonhoso para os nossos governos. Onde está a aplicação da lei que protege os adolescentes? Onde está a honestidade dos responsáveis por isso tudo? Porquê votarmos neste país???

    Vamos lutar contra este mau pelo menos no nosso país…

    Maricléri

  4. aurélio luhan disse:

    eu acho que vc deve continuar assim,pesquisando as crianças


Deixe um comentário

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.